Retomada ao trabalho presencial. Prós e contras.

03/12/2021 | News

 

Retomada ao trabalho presencial. Prós e Contras.

 

A Covid-19 desestabilizou padrões de conduta em todas as áreas, em especial, nas relações de trabalho, quebrando conceitos tradicionais sobre produtividade. Hoje, após quase dois anos de mudanças intensas, o avanço da vacinação abre caminho para a volta gradual de atividades em espaços coletivos.

As mudanças impostas pela pandemia mostraram lados distintos. Se para uns a adaptação ao home office foi quase imediata, para outros a dificuldade de se estabelecer limites entre vida pessoal e profissional foi quase incontornável. Ainda assim, depois do longo afastamento, a ideia de uma volta ao convívio parece animadora, mas exigem que algumas variáveis sejam observadas.

Reorganização de rotinas – A retomada não deve ser uma volta às rotinas do passado. Especialistas aconselham maior flexibilização de horários e de condutas para que – após a experiência do home office, em tese, mais livre – os profissionais se amoldem às novas regras e se sintam confortáveis.

Programas de benefícios – Após seguidas adaptações a novos modelos, especialistas sugerem que sejam intensificados os contatos entre profissionais que se conhecem apenas virtualmente ou que estiveram por meses afastados, e que se estudem novos programas de relacionamento e outros tipos de incentivo.

Planos de carreira – Carreiras profissionais não acontecem mais como no passado. Hoje, elas são dinâmicas e, para preservar talentos, as empresas devem ter planos de benefícios condizentes com o contexto e as expectativas atuais. A volta ao trabalho presencial pode incentivar a aplicação de mudanças nesse sentido.

Pesquisas realizadas sobre o assunto apontam divergências entre as opções de voltar a conviver presencialmente e a frequentar ambientes de risco, pondo à mostra conflitos emocionais decorrentes das tensões produzidas pela pandemia em cada um. Equilibrar variáveis de segurança, bem-estar, produtividade e oportunidades será essencial para se chegar às melhores soluções, de acordo com as particularidades de cada empresa, equipe e modelo de negócio. O que se espera é que as vivências dos últimos quase dois anos – ajustadas à realidade na qual nos movemos nessa retomada e aos seus inegáveis prós e contras -, sejam capazes de gerar profissionais e ambientes de trabalho mais versáteis e saudáveis.

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

pt_BR