O que as empresas estão fazendo para entrar na Era Digital?
O que as empresas estão fazendo para entrar na Era Digital?
Nas últimas décadas, assistimos à uma verdadeira revolução: a era digital. Novas empresas surgiram, dentro de novos modelos de negócios, graças aos avanços da tecnologia. O comportamento do consumidor mudou e as empresas não puderam fugir à criação de projetos de reestruturação focados na globalização, na Tecnologia da Informação e na cultura das empresas que pudessem transpor negócios já existentes para as plataformas digitais, modificando o panorama do mundo corporativo.
Estar na era digital significou, dentre outras medidas, incorporar operações tecnológicas como computação em nuvem, e-commerce, mobile marketing, machine learning, inteligência artificial, internet das coisas, explorando de diversos modos a tecnologia para aumentar a produtividade da empresa, atentos ao impacto que cada uma gera, a médio e longo prazo. Para essa inovação, as empresas investiram e investem, cada vez mais, tempo, capacitação e recursos e, mesmo diante dos benefícios, algumas ainda enfrentam grandes desafios para compreender essas transformações.
São vistos como passos a serem trilhados: adoção de uma cultura empresarial moderna e inovadora; agilidade compatível com o ritmo da evolução tecnológica; criatividade e adequação constantes; automatização, com ações estratégicas e implantação de programas específicos; processos de digitalização; nova gestão, com criação de novos cargos; contratação de serviços especializados, diante da peculiaridade dos serviços.
Acresce-se a esta lista o cuidado com a experiência do cliente, especialmente quando pensamos nos nativos digitais que hoje representam grande parte dos consumidores e, totalmente inseridos aos novos modelos de negócios, são os que mais cobram resultados e desafiam as empresas, continuamente, a atenderem suas expectativas.
Com a era digital, surgem tanto vantagens como problemas que exigem atenção para que sejam supridas novas demandas. A era digital é dinâmica. Seu conceito deve estar integrado a toda a empresa, independentemente de tamanho ou área de atuação. Estratégias que visem tanto a organização quanto os clientes podem se revelar mais efetivas, na medida em que é através das redes digitais que todos se conectam e se influenciam, reciprocamente.
Fale com nossa equipe
+55 11 4178-8811
sphere@sphereit.com.br
Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo
Fale com nossa equipe
+55 11 4178-8811
sphere@sphereit.com.br