TI Verde
A TI Verde surgiu para reduzir impactos e danos ambientais nas empresas, mas paralelamente, é quem garante apoio e suporte a tecnologias e processos de TI dos mais inovadores.
Em inglês, Green IT, a TI Verde é um conceito que usa a tecnologia da informação com foco na sustentabilidade empresarial e na responsabilidade ecológica da sociedade, o que envolve a implementação de práticas ESG e resulta em ganho de eficiência e melhoria da reputação da marca, uma vez que o comprometimento com o meio ambiente leva as empresas a serem vistas como mais confiáveis, atraindo clientes, funcionários e investidores. A TI Verde surgiu para minimizar danos e proteger o meio ambiente, mas atende também necessidades econômicas e sociais. Embora, a princípio, pareçam contraditórios, TI, estratégias de gestão de negócios e políticas ambientais podem trabalhar juntas, fortalecendo-se mutuamente. A TI verde atua em três pontos principais: eficiência energética (implementando hardware e software adequados); redução de resíduos (minimizando o desperdício de recursos naturais e a produção de resíduos eletrônicos); preservação ambiental (protegendo os ecossistemas ao usar recursos naturais e mitigar a emissão de gases de efeito estufa). Desse modo, o conceito de TI Verde está diretamente conectado aos modelos de gestão que priorizam e alinham eficiência operacional a responsabilidade socioambiental, como resultado de um debate histórico desenvolvido na década de 1960. A também popular Agenda 2030 da ONU, publicada em 2015, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas e 254 indicadores, para orientar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Assim, na prática, a Agenda ESG nada mais é do que um amadurecimento histórico do papel social das organizações que passa a ser entendido sob a ótica da responsabilização, que aponta quais papéis as organizações precisam assumir e quais contribuições devem dar à sociedade, nas frentes ambiental, social e de governança.
A TI Verde é parte de uma mudança fundamental na economia e na sociedade. É uma tendência que reconcilia práticas de negócios sustentáveis com operações lucrativas. Na indústria de TI, fornecedores e compradores devem incorporar princípios verdes desde o projeto, à fabricação, à operação e ao descarte de ativos de TI.
Independentemente de tamanho ou setor, os dois grandes desafios das empresas da atualidade são a adequação ao desenvolvimento tecnológico aliado aos programas de sustentabilidade. Por isso, optar por tecnologias que tragam bons resultados com o mínimo de impacto é uma preocupação constante. Nesta dinâmica, é preciso que as empresas se mantenham funcionais a partir de uma gestão que contorne esses dois lados que parecem antagônicos, mas que na verdade alternam seus protagonismos. A equação tornou-se requisito indispensável para a manutenção da competitividade que não mais se mantem sem a preservação dos objetivos ambientais, sociais e de governança, fazendo disso uma estratégia quase obrigatória de gerenciamento de negócios.
Fale com nossa equipe
+55 11 4178-8811
sphere@sphereit.com.br
Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo
Fale com nossa equipe
+55 11 4178-8811
sphere@sphereit.com.br