Gestão de Engajamento – Manutenção da mão de obra qualificada na TI

06/10/2023 | News

 

O colaborador engajado não só realiza suas tarefas como contribui com o trabalho geral, beneficiando a empresa, os negócios, os processos internos e seus resultados. Simultaneamente, agrega conhecimento e valor à sua própria carreira, pois nas relações interpessoais a atuação das partes se reflete no todo.

 

Hoje, na área profissional de TI e em várias outras, há uma dificuldade enorme na contratação de mão de obra qualificada e, depois, no engajamento e manutenção dessa mão de obra. Este é um grande desafio para as empresas, uma vez que o engajamento está diretamente ligado à qualidade dos serviços e à conquista de certificações importantes. Diante disso, empresas questionam quais ações devem tomar para manter suas equipes unidas e felizes, a ponto de não saírem em busca de novas oportunidades no mercado. Questionam, ainda, como alinhar interesses distintos de modo a produzir relações positivas. Querendo respostas, realizam ações que visam engajar pessoas, mas que nem sempre se mostram suficientes, reforçando o desafio.

Comumente, define-se engajamento como o ato de se empenhar numa causa. No ambiente corporativo, o termo se refere ao interesse do colaborador em abraçar as ideias da empresa em que trabalha e dar a ela seu melhor desempenho. O engajamento extrapola o vínculo contratual e cria uma ligação emocional com a empresa, tirando do ofício a ideia de mera obrigação. Ele não depende só da empresa, mas também do colaborador, que deve estar sintonizado com: a cultura – valores que norteiam a atuação da empresa no dia a dia; a liderança – capaz de inspirar, incentivar e valorizar equipes; o propósito – investimento de tempo e esforço do colaborador, ciente do seu valor no processo produtivo; os feedbacks – conversas frequentes sobre rotinas, identificação e solução de problemas; a comunicação interna – canais de contato que melhoram relacionamentos e dão acesso a informações, críticas e sugestões.

Muito se fala sobre a importância de os colaboradores terem uma relação saudável com o trabalho e do quanto a produtividade aumenta quando tudo está em harmonia. Mas vale lembrar que os colaboradores possuem diferentes personalidades, necessidades e sentimentos. Em tempos de incertezas como os atuais, é natural que haja uma alternância de humores e de reações que, como regra, não podem interferir no trabalho. Daí ser preciso buscar um equilíbrio entre questões pessoais e objetivos profissionais. E também entre produtividade e boas condições de trabalho.

Profissionais engajados formam equipes de alta performance, tornam-se promotores de marcas e inspiração para os colegas, por acreditarem no que fazem e se perceberem como coautores do sucesso empresarial. A motivação é própria do ser humano, o engajamento depende de estratégias e gestores, porém, para todos os desafios são grandes, assim como a diversidade: nível cultural e social, gênero, ideias, gerações. Quanto mais diversa, maior o sucesso da equipe por viabilizar trocas de experiências, saberes e criatividade. Maiores também os requisitos para um bom entrosamento.

Para além de rotinas e estratégias, estão as leis que norteiam essas relações. No Brasil, as regras trabalhistas, regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), visam proteger os empregados e garantir boas condições de trabalho. Além de garantias legais, que através de recentes reformas foram adequadas e flexibilizadas, as relações de trabalho exigem diálogo, transparência, respeito recíproco e segurança. Daí a importância de a cultura organizacional priorizar a interação e a ajuda mútua, onde os colaboradores são parceiros de negócios, sem os quais as expectativas dos consumidores por entregas eficientes de produtos e serviços não são atendidas.

Cientes de nossos direitos e deveres, construímos relações harmônicas. A Sphere acredita que pessoas felizes são mais produtivas e eficientes e reitera seu compromisso de manter-se em dia com os novos conceitos de boa gestão. Dentre eles, a gestão de engajamento e a manutenção de mão de obra qualificada, direta e efetivamente relacionadas ao reconhecimento e valor que dá aos seus profissionais.

 

https://www.empregosevagasbr.com.br/o-poder-de-ter-uma-equipe-feliz-e-engajada/

https://www.crossknowledge.com/pt/blog/engajamento-dos-funcionarios-por-que-e-importante-e-como-td-pode-ajudar/

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

pt_BR