Home Office – Performance no trabalho x qualidade de vida. Você consegue?

31/08/2021 | News

Home Office – Performance no trabalho x qualidade de vida.  Você consegue?

Associar disciplina a trabalho é redundante, mas em home office, criar uma rotina que garanta boa performance e qualidade de vida torna o desafio ainda maior.

     Home office é o modelo de trabalho adotado pelo mundo frente à pandemia de Covid-19 e ao isolamento imposto por ela. A adoção exigiu uma rápida adaptação de empresas, colaboradores e negócios, agilizou ainda mais a evolução tecnológica e trouxe consigo incontáveis prós e contras. Entre os prós, citam-se a redução de pressão e competitividade dos ambientes corporativos; a diminuição de estresse com deslocamentos e cumprimento de horários rígidos; alguma economia. Já, entre os contras, destacam-se a falta de equipamentos e espaços físicos adequados; a menor integração entre equipes e gestores; a dificuldade de se estabelecer limites entre vida profissional e pessoal; a interferência de assuntos familiares, escolares e afetivos, próprios dos ambientes domésticos, na rotina de trabalho. Como equilibrar dois mundos tradicionalmente distintos se eles, hoje, coexistem?

     O requisito da disciplina, aí, entra em cena, mas não resolve inteiramente a questão. E, sem soluções que atendam a todos, especialistas recomendam atenção redobrada para que os profissionais atinjam boa performance e bem-estar, simultaneamente.  Para as empresas, sugerem a definição de políticas claras de home office, coerentes com a cultura organizacional, bem como a manutenção de propostas de valorização e crescimento do trabalhador. Todo suporte é bem-vindo. Para os colaboradores, são sugestões recorrentes:

Valorização da saúde física e mental – Saber lidar com a flexibilidade de horários do home office, mantendo uma alimentação saudável, boa hidratação, atividades físicas e de lazer, tanto individuais como em companhia de amigos e familiares.

– Organização e planejamento – Estar em home office não pressupõe total liberdade, mas também não significa trabalhar até altas horas. É preciso planejar prioridades e metas, intercalando horas de trabalho com pausas para refeições, relaxamento e sono; buscar locais ventilados, iluminados, bons equipamentos, além da indispensável conexão digital.

 – Responsabilidade e profissionalismo – Compromissos com clientes e fornecedores devem ser priorizados, prazos devem ser cumpridos e o padrão de qualidade dos produtos e serviços prestados, totalmente preservado.

 – Segurança da informação – Trabalhar em home office exige total segurança de dados, um de seus pressupostos mais importantes, e razão pela qual muitas empresas contratam especialistas em TI para um competente suporte.

São vários os requisitos do home office. Eles envolvem o comprometimento de empresas e colaboradores, a criação de novos hábitos e regras, a boa comunicação, a compreensão de colegas e familiares. Seu processo exige mais que disciplina – a habilidade ímpar de se ter e respeitar limites –, ele vai além, por levar o trabalho para inusitados ambientes nem sempre adequados à concentração. Trabalha-se em condições flexíveis onde antes havia rigidez e algum silêncio. Mas, sim, após uma adaptação e uma continuada disponibilidade para aprender com mudanças, o formato pode aliar a boa performance profissional à uma vida de qualidade. Seguindo alguns princípios e adequando as recomendações às suas condições particulares, você consegue. Todos conseguem.

 

Segundo o Índice Sodexo de Qualidade de Vida – IQTV, numa escala de 0 a 10, em 2019, o índice brasileiro foi de 6,47 (4% a mais que em 2018). No setor da TI, foi de 6,96 pontos.

Segundo o Gartner, até o final de 2021, 32% dos funcionários, em todo o mundo, serão remotos. Em 2019, eram 17%.

https://www.jornalcontabil.com.br/home-office-como-manter-a-disciplina-trabalhando-em-casa/

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/aumentar-a-qualidade-de-vida-em-home-office

https://cio.com.br/tendencias/mais-da-metade-dos-profissionais-do-conhecimento-estarao-remotos-ate-o-final-de-2021-projeta-gartner/

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

pt_BR