Conhecer a cultura do cliente é um dos pilares das operações da Sphere
A equipe Sphere visitou o Núcleo Técnico Operacional de seu cliente AFIP(*), uma excelente oportunidade para trocar experiências e conhecimentos sobre os negócios, fortalecendo o relacionamento entre as empresas.
Para entender a atuação de uma empresa devemos conhecer sua cultura, reflexo da ética que orienta suas decisões. Dizem até que se uma empresa fosse uma pessoa, a cultura organizacional seria sua identidade. Identidade que orienta os colaboradores quanto ao comportamento, a cooperação e a integração que deve prevalecer entre as pessoas, interna e externamente. Se a cultura organizacional é o espelho da empresa, é importante que suas características sejam preservadas. Mudanças podem ser feitas, mas gradual e coletivamente. A cultura organizacional é estratégia para se conquistar competitividade, pois define como a empresa se posiciona e se diferencia no mercado. Daí a importância de se contratar pessoas que tenham traços de personalidade alinhados com ela, além das competências inerentes ao cargo. A cultura organizacional faz uma seleção natural que alinha empresa a potenciais talentos, ciente que, a partir de uma mesma linguagem, possa atrair clientes e impactar a marca.
Dentro desse contexto, muito se fala sobre as vantagens de uma cultura centrada no cliente (customer centric): o cliente no centro dos negócios. Isso porque, nos últimos anos, alterados os modelos de negócios, de consumo e as relações entre empresas e clientes, alteraram-se também o grau de exigência e confiança do cliente, suas possibilidades de escolhas, as experiências que são a ele oferecidas e, de fato, cumpridas durante toda a jornada de compra e fidelização -, desde o primeiro atendimento até o pós-venda. A base para uma cultura desse tipo é o relacionamento da marca com clientes e consumidores, construído a partir de estudos sobre experiências passadas e diferenciais que determinam decisões de compra. É preciso que a marca antecipe os desejos do consumidor e o encante. E se, à primeira vista, isso soa como mera estratégia de venda, ela, ao contrário, nasce de contatos humanizados capazes de construir relações mais duradouras e despertar sensações de confiança. Uma cultura centrada no cliente exige a sustentação de alguns pilares tais como: empatia, atendimento focado em demandas, divulgação de experiências, interação, tirando o foco do produto ou serviço para direcioná-lo ao cliente, gerando fidelização e excelentes feedbacks.
A cultura centrada no cliente tornou-se um diferencial na Sphere, empresa de tecnologia que, em suas operações, evidencia o capital humano. Seu propósito, além de conquistar clientes, é mantê-los integrados e satisfeitos, conhecer sua cultura e entender seus negócios, graças à comunicação transparente que se estabelece entre as partes. Recentemente, em visita ao NTO de seu cliente AFIP -, empresa da área da saúde que se destaca pelo pioneirismo e paixão por seus negócios -, as equipes vivenciaram experiências positivas e trocaram conhecimentos e impressões que reforçam aprendizados, geram admiração reciproca e estreitam os laços comerciais e a parceria conquistados. A Sphere agradece a acolhida de seu cliente e o engajamento de todos os participantes que tornaram esse encontro especial.
https://www.csacademy.com.br/6-pilares-para-construir-uma-cultura-centrada-no-cliente
Quem é AFIP? (*)
A AFIP – Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa é uma instituição privada e filantrópica, sem fins lucrativos, fundada na década de 1970 por profissionais da área de saúde, com o objetivo de fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa e atendimento médico, com ênfase no serviço público de saúde. Graças ao seu apoio, trabalhos científicos foram publicados, congressos e simpósios foram realizados, levando a instituição a obter o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social. Em seus mais de 40 anos de atividade, a AFIP consolidou seu modelo de negócio: a pesquisa e sua aplicação na sociedade, mantendo o equilíbrio financeiro, a atualização tecnológica e a humanização do atendimento. https://www.afip.com.br/institucional/
Fale com nossa equipe
+55 11 4178-8811
sphere@sphereit.com.br
Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo
Fale com nossa equipe
+55 11 4178-8811
sphere@sphereit.com.br