Comunicação. Uma competência importante

09/07/2024 | News

A relevância da comunicação corporativa reside no fato de ela ser a responsável por transmitir quem é empresa enquanto marca, qual seu posicionamento diante de seu público e do mercado, como se destaca da concorrência, ou seja, qual é sua identidade.

Comunicação corporativa é aquela feita pelas empresas a partir de ações estratégicas que visam transmitir suas mensagens com clareza e eficiência, sejam internas – voltadas aos colaboradores – ou externas – voltadas para clientes, fornecedores, investidores e público em geral. Ela deve transmitir a imagem da empresa de forma assertiva, divulgando marca e identidade de modo coerente. É através da comunicação corporativa que a empresa dialoga com seu público, estabelecendo conexões consistentes. É também a partir dela que os receptores das mensagens enviam feedbacks. A comunicação se dá através de linguagens, imagens e canais de comunicação selecionados de acordo com objetivos, necessidades e estratégias voltadas para o crescimento do negócio. A comunicação corporativa falha cria uma falta de alinhamento dos setores, ruídos e contradições que afetam o envolvimento e a produtividade das equipes, gerando sentimentos de desvalorização, insatisfação e exclusão. Além disso, externamente, gera mal-entendidos e má reputação. Já, a boa comunicação auxilia a construção da marca, estabelece diferenciais competitivos, melhora o ambiente e reforça a cultura organizacional.

Tipos

Comunicação Institucional:
É a que se relaciona com posicionamento e identidade, influenciando a aceitação e a visibilidade da empresa. Comunicação Mercadológica – (comunicação de marketing), é a que a define comercialmente, ou seja, está ligada a estratégias de publicidade e de persuasão de potenciais clientes. Comunicação Externa – seus objetivos não estão ligados a vendas, mas a relacionamentos com clientes, fornecedores, parceiros e órgãos reguladores. Comunicação Interna – tem foco nos colaboradores, nos diversos setores e níveis hierárquicos.

Funções:
Entre as principais funções da comunicação, estão: (a) posicionamento da marca / identidade – divulgação de valores, propósitos e compromissos com causas de impacto socioambiental que diferenciam a empresa do mercado em geral, fortalecendo sua imagem tanto para o público externo (identidade corporativa), como para o interno (identidade organizacional); (b) construção de imagem – a comunicação é estratégia essencial para a construção da reputação empresarial; (c) gerenciamento de crise – a comunicação mostra a atuação da empresa diante de crises, revelando seu know-how.

Aplicação:
Para se aplicar a comunicação corporativa é preciso definir o público-alvo; criar tom de voz e discurso próprios; estabelecer objetivos; selecionar canais de comunicação; criar mensagens claras; monitorar resultados e, quando necessário, reajustar estratégias. Se a comunicação externa que divulga uma marca, é na interna que ela se molda e se consolida.
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