Compliance na Gestão e Qualidade dos Serviços
Nossos Desafios em 2023: Compliance na gestão e qualidade dos serviços
No competitivo mundo tecnológico, as empresas já compreenderam a importância do compliance e das normas de gestão de qualidade para garantir a confiança do consumidor. É importante que entendam também que compliance e gestão não competem entre si, mas se complementam, se fortalecem e trazem melhores resultados quando caminham juntos.
Compliance parece ser a palavra de ordem quando se fala em qualidade. Em tradução livre, a expressão nos remete a “estar em conformidade com” e, para isso, seguir as regras. Já, qualidade define os graus de excelência de um produto ou serviço. Um é percurso, outro chegada, o que não significa que sejam independentes. Ao contrário, para melhores resultados, compliance e gestão devem caminhar em sincronia, mantendo o caráter preventivo de ambos.
Compliance é um programa que integra processos de gestão visando o cumprimento ou, melhor, sua conformidade com requisitos preestabelecidos. É um programa que contempla a especificidade, o tamanho e o local de atuação das empresas, mas que – em qualquer segmento – visa regular desempenhos para a melhoria contínua da qualidade. Isso envolve, certamente, organização e estrutura. E está diretamente relacionado com otimização de processos, agilidade de produção, envolvimento de colaboradores, compromisso de fornecedores e, sobretudo, satisfação dos clientes. Somente através do compliance, as empresas conseguem visualizar os riscos de forma completa, exercer com eficiência seus mecanismos de defesa e de resposta e, assim, garantir também a conformidade jurídica dos processos. O compliance e a gestão de qualidade asseguram que todas as obrigações empresariais sejam identificadas e cumpridas. Envolvem a cultura organizacional; a conscientização e a adesão às práticas de integridade e de sustentabilidade; o papel e a responsabilidade de líderes e gestores; a identificação e o acesso à legislação regulatória da atividade, bem como às normas internas. Além disso, promovem um encontro multidisciplinar que estabelece as competências de cada setor.
Em 2023, nós, da Sphere IT, trabalhamos arduamente em nossos processos para garantir a qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes internos e externos. Os resultados desse empenho foram revelados em nossa pesquisa anual de qualidade, onde, na amplitude de 100% dos clientes que declaram estar 100% satisfeitos ou muito satisfeitos, chega a 70% o índice de muito satisfeitos. Embora esses dados nos envaideçam, não nos fazem perder o foco. Continuamos cientes de que temos muito a melhorar e a trabalhar para seguir oferecendo diferenciais competitivos e inovadores com o intuito de sempre superarmos expectativas. Nessa busca constante de aprimoramento, não podemos deixar de destacar o empenho e a dedicação da nossa equipe, que entende os desafios e não hesita em enfrentá-los.
Na Sphere IT, costumamos dizer que somos uma família e, sem dúvida, não queremos perder este conceito, ainda que no mundo corporativo isto possa ter uma conotação ultrapassada. Não importa. Somos, sim, uma família focada em nossas entregas, em nossos resultados e em nosso objetivo de encantar nossos clientes. Graças a esse compromisso, fomos indicados para obter as certificações ISO 20.000 e ISO 9.001, normas consagradas que atestam a excelência das organizações. A despeito de sua concessão, tais indicações muito nos motivam, tanto pelo reconhecimento de nossos acertos, como pelo que agregam ao mundo dos negócios.
Que venha 2024!
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