Por que e como aplicar ESG à TI?

01/11/2021 | News

Por que e como aplicar ESG à TI?

 

O termo ESG – iniciais de environmental, social e governance (em português, ambiente, social e governança) -, avalia as práticas e os cuidados das empresas com relação aos impactos de suas ações no meio ambiente. Seu objetivo é sinalizar aos consumidores, fornecedores e investidores que a empresa com a qual eles interagem está ciente da sua responsabilidade com a sociedade e com a transparência de seus atos. O conceito ESG gira em torno da sustentabilidade, exige uma consciência ecológica abrangente e representa uma evolução no comportamento empresarial. A sigla foi citada pela primeira vez em 2005, na ONU, em reunião para a criação de diretrizes em prol do meio ambiente. Apesar de a sigla ser recente, a preocupação com os investimentos em empresas sustentáveis existe há algum tempo. O SRI (Socially Responsible Investing), dos anos 70 e 80, surgiu quando a comprovação da responsabilidade de empresas em catástrofes ambientais se tornou um requisito para a aprovação ou não de investimentos. O MSCI KLD 400 Social Index, de 1990, foi projetado para que investidores socialmente conscientes considerassem fatores sociais e ambientais na seleção de aplicações de capital. E o Dow Jones Sustainability Index, de 1999, foi um indicador de performance financeira cujos princípios originaram o ESG.

     De modo geral, no ESG, critérios ambientais avaliam o posicionamento das empresas com relação a gestão de resíduos, poluição, emissão de carbono, desmatamento, preservação, eficiência energética, biodiversidade, aquecimento global. Critérios sociais avaliam a gestão de capital humano, respeito às leis, igualdade de direitos, inclusão, saúde, segurança, consumo. Os de governança observam práticas fiscais, políticas e administrativas, corrupção, transparência, composição de conselhos, propósitos e condutas corporativas.

     A adoção do ESG traz benefícios para os negócios ao atrair investidores e clientes igualmente preocupados com a sustentabilidade. À medida que seus critérios ganharam importância para os investidores, a implantação de práticas ESG na filosofia das empresas se tornou quase uma questão de sobrevivência e a utilização da TI nos negócios assumiu papel especial. Entre inúmeros recursos, destacam-se a adoção de ferramentas digitais que otimizam processos e integram sistemas, melhorando as entregas; soluções na nuvem que garantem o trabalho online e diminuem o armazenamento físico de dados, gerando economia; a automação de processos que elimina trabalhos repetitivos, diminuindo tempo e custos; a internet das coisas, que monitora dados a partir da comunicação entre dispositivos, melhorando a qualidade dos serviços; o blockchain, que faz o rastreamento da cadeia de produção e de todos envolvidos nos processos.  Essas ações já vinham acontecendo, quando 2020 reiterou ser a tecnologia vital para a continuidade dos negócios e empresas já em processo de transformação digital se viram mais aptas a lidar com os riscos impostos pela pandemia e com as inegáveis fragilidades do mundo. Além dos milhares de mortos, do desemprego, da desigualdade e vulnerabilidade social, casos de corrupção abalaram a confiança das pessoas e acidentes ambientais aguçaram a percepção do desiquilíbrio ecológico que o mundo vem enfrentando, tornando as práticas ESG ainda mais relevantes e o comprometimento do mundo corporativo mais urgente.

          Atuando há anos na área de TI e vivenciando essas mudanças, a Sphere está alinhada às metas do ESG e preparada para trabalhar nesse novo contexto, direcionando suas equipes ao uso de uma TI inteligente, atenta às questões de sustentabilidade que elevam o grau de competitividade de seus clientes em suas respectivas áreas de atuação. A adoção de práticas ESG  impulsiona a eficiência e a credibilidade das empresas. Seus princípios visam dar um retorno à sociedade a partir da construção de um mundo mais ético, digno e sustentável.  Toda ação neste sentido é importante. E todos somos responsáveis.

 

https://www.fariaesilvaadvogados.com.br/direito/esg-saiba-porque-aplicar/

https://auditeste.com.br/esg-entenda-o-que-significa-e-como-aplicar-no-seu-negocio/

https://tiinside.com.br/17/05/2021/como-aplicar-a-tecnologia-dentro-do-universo-esg/

https://www.concur.com.br/news-center/sustentabilidade-corporativa-esg-t

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

pt_BR