Desafios na formação de mão de obra qualificada
Desafios na formação de Mão de Obra Qualificada.
Dando sequência a um inovador projeto de formação de mão de obra qualificada em TI para o mercado de trabalho, a Sphere IT anuncia a inauguração do IESKO – Instituto Educacional Shirley Klebis de Oliveira.
O investimento em seleção e treinamento de funcionários traz bons retornos para as empresas, definindo, muitas vezes, seu grau de sucesso. Não basta dominar a tecnologia, ter os melhores preços, produtos ou serviços. Recursos materiais podem ser adquiridos e aprimorados, mas o que de fato diferencia os negócios são as pessoas. Como prepará-las para as novas funções que o mercado apresenta? Como capacitá-las? Certificá-las? Quais desafios devem ser superados?
A dificuldade em formar profissionais capacitados está associada, entre outros fatores, a falhas na educação regular que, via de regra, não tem foco no mercado de trabalho. Além disso, segundo dados do IBGE de 2019, 52,6% dos brasileiros com 25 anos não conclui sequer a educação básica, revelando a triste situação da educação em geral. A solução, no âmbito profissional, passa inevitavelmente pela qualificação. No setor de TI, a carência de mão de obra se refere sobretudo a funções com graus de especialidade, tais como desenvolvimento mobile, programação de plataformas, computação na nuvem, data analytics, gestão da informação, Big Data, ciência de dados, segurança cibernética e inteligência artificial, para citar algumas. A situação é passível de correção, enfrentados desafios criados pelo novo cenário que pede, além de atitudes proativas, atenção especial a alguns fatores: (1) Códigos de cultura das empresas – são os valores e princípios éticos que norteiam os negócios e com os quais os colaboradores devem estar alinhados – o chamado fit cultural. É importante que os profissionais compreendam esses valores e sejam atraídos pelo propósito do negócio pois, identificados com eles, maior será a sensação de pertencimento e de engajamento. (2) Digitalização da economia e especialização – a digitalização da economia produz altos impactos sobre a competitividade e requer bom nível de qualificação. Processos digitais estão relacionados a evolução, tecnologia, conectividade e velocidade, mas não prescindem da competência humana. Negócios estreitamente ligados à economia digital -, tecnologia, mídia, telecomunicações, serviços bancários e manufaturas -, são os mais afetados. (3) Valorização de novas competências – novas necessidades do mercado pedem novas habilidades (hard and soft skills). Entre elas, liderança, inteligência emocional, comunicação, credibilidade, criatividade, inovação.
Além da formação técnica, a TI precisa de outros requisitos. Um deles é a disposição para um aprendizado contínuo. Isso significa não apenas gostar de tecnologia, mas gostar de aprender mais, já que, neste setor, tudo muda continuamente. Outro, é saber trabalhar em equipe com generosidade. O senso de equipe faz parte da TI e estar disposto a compartilhar conhecimentos gera boa reputação para o profissional e competitividade para a empresa. Por último, ser especialista, mas não só. Não importa qual a expertise, é preciso repertório. É recomendável saber mais sobre áreas relacionadas, além de ter bons conhecimentos gerais.
Estas são algumas das questões que motivaram a Sphere IT a criar o IESKO – Instituto Educacional Shirley Klebis de Oliveira -, instituição sem fins lucrativos com o propósito exclusivo de formação de mão de obra em TI. O entusiasmo da Sphere IT com tão importante projeto não elimina sua consciência dos desafios que virão. É preciso, por parte das empresas, lembrar que, entre os riscos da falta de qualificação, estão a vulnerabilidade, queda na produtividade por demora nas resoluções, prejuízos financeiros, eventual não cumprimento da legislação. Por parte dos aprendizes, entender que conhecimento, treinamento e certificações atestam e ratificam competências. A escolha por uma especialização direciona a uma tecnologia, mas também abrange conteúdos que viabilizam o pleno desenvolvimento profissional. A conquista exige vontade e dedicação por parte de todos, no entanto, é esforço compensador integrar iniciativas que oferecem oportunidades e alavancam o setor a partir de melhores performances.
https://exame.com/economia/falta-de-mao-de-obra-especializada-pode-limitar-crescimento-do-brasil/
Fale com nossa equipe
+55 11 4178-8811
sphere@sphereit.com.br
Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo
Fale com nossa equipe
+55 11 4178-8811
sphere@sphereit.com.br