SOC – Security Operacion Center – Qual a proatividade esperada pelos CIO’s?

27/08/2019 | News

 

SOC – Security Operations Center – Qual a proatividade esperada pelos CIO’s?

As publicações sobre TI têm enfatizado o fato de a adoção de modelos de serviços focados em segurança assumirem, dia após dia, maior relevância nas estratégias corporativas, por força da nova estrutura de trabalho gerada pelo uso da internet. A preservação de dados tornou-se prioridade e um dos recursos para se obter mais segurança é a adoção de um SOC – Security Operations Center.

SOC é uma área operacional voltada para a segurança da informação de todo ambiente de TI de uma empresa. É um centralizador dos serviços de segurança que visa obter melhor prevenção(boas práticas de prevenção de incidentes); detecção (identificação de problemas); resposta a incidentes (ágil solução de problemas); avaliação de vulnerabilidade (monitoramento de todos sistemas em uso), auxiliando nocombate ao cibercrime.

Para se implantar um SOC, é preciso definir uma estratégia adequada aos negócios, às informações geradas e às ferramentas utilizadas na empresa. A infraestrutura é criada a partir investimento específico, formação de equipe capacitada ou auxílio de consultoria. Os CIO’s devem estar cientes das implicações de custos e de pessoal envolvidas e realizar um planejamento que envolve: análise de custo-benefício dos modelos de SOC existentes; alinhamento das entregas com os objetivos de negócios; identificação das funções críticas de segurança interna; criação de estratégia de retenção de pessoal capacitado.

Segundo o Gartner, em 2019, em resposta a numerosos alertas, os SOCs passaram a se concentrar ainda mais na detecção de ameaças, no gerenciamento de alertas   e nas respostas proativas, disponibilizando maioresinvestimentos, recursos e tempo para isso. Diante dasnovas necessidades,os CIO’s se propõema dar sequência aos projetos iniciados,enquanto abrem espaço para tecnologias emergentes, sempre em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), afim de deixar a TI alinhada à tecnologia de pontae, simultaneamente, entregaragilidade, proatividade e segurança.

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo