Como se proteger das ameaças digitais?

30/06/2020 | News

No mundo digital, o cibercrime se tornou uma das infrações que causam mais prejuízos a todos que utilizam a internet para realizar seus negócios. As tecnologias se tornam cada vez mais eficazes, mas geram ameaças digitais que devem ser conhecidas e combatidas.

     Dentre as principais ameaças, destacam-se:

Phishing – e-mails, anexos e links infectados, armadilhas responsáveis por boa parte dos roubos de dados online. Defesa – estar atento ao endereço de origem, erros de digitação, detalhes de layout e certificado HTTPS.

Ransomware – sequestro de arquivos criptografados que decifra documentos, senhas e pode paralisar o funcionamento de todo sistema operacional de uma empresa. Defesa: – abrir apenas sites legítimos, protegidos por HTTPS; usar antivírus e backups seguros.

Cryptojacking – tática criminosa de mineração de moedas virtuais que traz grandes prejuízos ao equipamento do usuário. Defesa:  estar atento aos sites e arquivos baixados, usar   antivírus atualizado.

Deepfake: vídeos e áudios falsos gerados por Inteligência Artificial. Defesa – conscientizar-se sobre os riscos, pois recursos de identificação ainda estão sendo criados.

     Outras ameaças digitais são as invasões por quebra de senhasvazamentos de dadosuso de redes wi-fi públicasaplicativos falsosataques nas nuvens.  À medida que os riscos de segurança cibernética aumentam, mais as empresas precisam capacitar e reter talentos no setor.

    Segundo o Gartner, líderes de risco devem acelerar o desenvolvimento das práticas e culturas organizacionais para acompanhar a evolução da era digital e se antecipar aos desafios e, apesar do enorme avanço de tecnologias e ameaças, sugere a adoção de uma segurança ‘rígida e flexível’. “Os CIOs devem garantir que os programas de segurança cibernética se tornem facilitadores dos negócios, em vez de obstáculos à inovação”.

 

FONTE:

https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/entenda-as-maiores-ameacas-digitais-da-atualidade-e-saiba-como-se-proteger/79827

https://www.assespropr.org.br/gartner-destaca-porque-lideres-de-seguranca-e-gestao-de-risco-devem-enfrentar-agora-as-ameacas-dos-negocios-digitais-do-futuro/     

https://cio.com.br/cios-devem-adotar-seguranca-rigida-e-flexivel-aconselha-gartner/

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo