Data Driven

05/10/2020 | News

DATA DRIVEN – VOCÊ FALA DADOS? 

Data driven é um termo que se refere a processos baseados em coleta e análise de dados. Em português, significa “ser direcionado/orientado por dados” aqueles que, hoje, são essenciais para planejamentos e estratégias empresariais e ganham cada vez mais valor. Pelo seu grau de importância, os dados criaram uma cultura específica, verdadeira linguagem que deve ser compreendida pelas equipes de TI para que todos raciocinem, ajam e dialoguem com e segundo ela. A mudança de parâmetros das empresas transformou os modelos de trabalho e criou um novo mindset nos profissionais que, beneficiando-se da automação, da inteligência artificial e da disponibilidade de grandes volumes de dados, podem dedicar seu tempo e seu conhecimento na interpretação dessas informações. E se tudo existe e funciona a partir deles, surge a questão: você fala dados?

Basear decisões em data driven significa negociar a partir de informações seguras. Essa tecnologia aproveita todas as informações sobre públicos-alvo e sobre operações de negócios e, através de algoritmos avançados, soluciona questões e gera valores que satisfazem os clientes e dão retorno às empresas, graças à constante interação entre ambos. As soluções data driven consistem em ferramentas e métodos que fazem coleta, armazenamento e processamento de dados transformando-os em informações confiáveis. Trata-se de algo científico que resulta em inovação e planejamento; agilidade nas decisões; aumento de qualidade; redução de custos; redução de riscos e erros; adaptabilidade às mudanças; objetividade nas estratégias de marketing.

A cultura data driven deve integrar-se totalmente aos métodos de trabalho, portanto, não basta adquirir softwares de automação inovadores. É preciso investir na capacitação de especialistas em ciência de dados; garantir autonomia e acesso às equipes; justificar as decisões estratégicas com base em interpretações corretas. Deve-se implantar um processo sistemático de coleta de várias fontes e combinar os dados de modo a se obter volumes de informações organizadas e precisas. Empresas que têm sucesso em data driven priorizam uma cultura colaborativa que compartilha informações, decisões e resultados.

Tarefas de análise, compreensão, interpretação e aprimoramento de sistemas e métodos fazem parte do cotidiano data driven e, segundo o Gartner, atingir maturidade numa gestão orientada por dados é um desafio. Sua recomendação é de que cada área de negócio defina suas demandas, capacidades, estratégias de ação e de gestão com foco em dados e que todas as áreas de negócio enxerguem Data e Analytics como fatores críticos nas decisões para atingir maior produtividade, melhor direcionamento e mais acertos.

A enorme quantidade e a intensa circulação de dados no mundo digital geraram uma fonte inesgotável de informações sobre o consumidor, e a altíssima competitividade entre as empresas levou o mercado a usar esta fonte para nortear e reger suas decisões e o seu futuro no mundo dos negócios.  Dados: é preciso falar e compreender esta linguagem!

https://neilpatel.com/br/blog/data-driven/

https://www.gofind.online/blog/marketing-orientado-a-dados-data-driven/

https://cio.com.br/maturidade-em-data-driven-passa-por-empoderar-equipes/

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/novas-tecnologias/sua-empresa-esta-pronta-para-o-futuro-data-driven/

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo