Como fazer o perfil técnico da TI entender as dificuldades das áreas de negócios?

26/02/2019 | News

 

Como fazer o perfil técnico da TI entender as dificuldades das áreas de negócios?

A evolução tecnológica já demonstrou claramente às empresas que o setor de TI não pode mais ser visto apenas como uma área operacional de solução de problemas. O mercado exige das organizações aprimoramento contínuo e investimentos direcionados ao setor que garantem à TI posição relevante nas tomadas de decisões estratégicas. A razão é indiscutível. É a TI que, graças aos seus incontáveis recursos, permite às empresas redução de custos operacionais; gerenciamento de processos que otimizam a produção; controle de sistemas de proteção de dados. Porém, essa constatação gera uma indagação igualmente importante: como fazer com que o pessoal técnico, ciente do seu papel, também entenda as dificuldades das áreas de negócios?

Além da valorização no mercado de trabalho, os avanços tecnológicos trouxeram ao profissional de TI uma série de desafios como o desenvolvimento de novas competências e um maior engajamento com as estratégias de negócios. Essa atuação mais colaborativa muda o perfil técnico da TI e impõe o alinhamento de setores distintos – técnico e de negócios – para que, dessa integração, surjam tomadas de decisões assertivas, com o objetivo comum de entregar valor para clientes e acionistas. Para a especialista Randstad Technologias, os profissionais de TI devem ter uma visão estratégica do negócio não só para compreendê-lo, mas para transformar esse conhecimento em ferramentas de TI que contribuam para a obtenção de bons resultados.

A previsão é de que, já em 2020, as empresas busquem nos profissionais de TI uma combinação de conhecimento técnico com atributos de pró-atividade, curiosidade, organização e trabalho em equipe, preservando a atitude resolutiva própria dos profissionais de TI para solução de problemas.  Só assim o perfil técnico, para além das essenciais habilidades mecânicas de interpretação de dados e gerenciamento de sistemas, será capaz de entender as dificuldades das áreas de negócios e levar a TI a superá-las.

Fontes:

https://blogbrasil.westcon.com/por-que-alinhar-os-servicos-de-ti-as-estrategias-de-negocios

http://printwayy.com/blog/o-profissional-de-ti-do-futuro/

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo