A Metodologia Ágil e DevOps

26/05/2019 | News

 

A Metodologia Ágil e o DevOps

Tanto a metodologia Ágil como o DevOps surgiram a partir da necessidade de as organizações terem cada vez mais flexibilidade na entrega de valor aos clientes, acompanhando as transformações tecnológicas. O conceito de modelo Ágil, baseado em ciclos menores e entregas contínuas de valor, surgiu para romper a rigidez dos modelos tradicionais. Já, o modelo DevOps privilegia a organização, a evolução gradativa e fundamenta seu conceito na comunicação constante entre as áreas de desenvolvimento (Dev) e de operação de processos (Ops).

A implantação de práticas de DevOps pressupõe a adoção do modelo Ágil. No entanto, o DevOps não causou uma quebra de modelo, mas uma forma de usar um mesmo conceito, unindo flexibilidade, rotinas de testes, comunicação, esquemas de monitoramento, uso de métricas e uso do cloud computing, particularidades do DevOps. Além delas, destacam-se na metodologia: a simplificação dos processos; a escalabilidade; o empoderamento das equipes; a automação; a racionalização de rotinas, bem como maior qualidade nas entregas, com redução de tempo de resposta.

Se o modelo Ágil fez surgir entregas rápidas alinhadas às expectativas dos clientes, o DevOps otimizou esse sistema. Portanto, mais que comparar metodologias, vale observar os resultados positivos obtidos a partir da combinação entre elas.

Números do relatório The State Of Agile 2017: Agile At Scale,produzido pela Forrester, indicavam que, na época:

  • ao menos 40% das organizações já uniam as duas práticas;
  • dentro dessa parcela, 83%obtiveram maior eficiência na entrega;
  • 88%tiveram lançamentos mais frequentes e retorno financeiro mais rápido;
  • 64%alegavam ter aprimorado a qualidade técnica de seus processos.

No DevOps, a valorização das equipes contribui para uma atualização de conhecimento constante, facilitando a rápida identificação e resolução de problemas. O modelo exige uma mudança de cultura organizacional que crie uma mentalidade baseada em autonomia, integração, bom desempenho, boa gestão e compartilhamento de informações, visando sempre melhores experiências para os usuários.

fontes:

https://www.grupomult.com.br/modelo-agil-e-devops-por-onde-devo-comecar/

https://gaea.com.br/o-que-e-devops-conceito/

https://www.cronapp.io/pt-br/voce-sabe-quais-sao-as-diferencas-entre-devops-e-agile/

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo

Fale com nossa equipe

+55 11 4178-8811

sphere@sphereit.com.br

Endereço: Rua José Versolato, 111 - 18º Andar – São Bernardo do Campo